Cadastro Positivo

Como funciona o novo Cadastro Positivo e o que você ganha com isso?

lei (planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LCP/Lcp166.htm) que inclui automaticamente os consumidores no Cadastro Positivo é uma Boa para o Brasil e para o brasileiro, facilitando o acesso de milhões de brasileiros ao crédito e ajudando as empresas a oferecerem condições mais competitivas, seguras e justas.

 

O que é o Cadastro Positivo?

É um banco de dados que registra o histórico de pagamento dos consumidores, o que inclui as contas do dia a dia como água, luz e telefone.

lei existe desde 2011 (https://planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12414.htm) e entrou em vigor em 2013, mas exigia que o consumidor fosse atrás de se cadastrar para ser incluído. Agora, o consumidor passa a fazer parte do Cadastro Positivo automaticamente, sem precisar fazer nada.

 

 

Como é usado o Cadastro Positivo?

Quando você precisa fazer um financiamento ou comprar a prazo, as empresas que concedem crédito (bancos, financeiras, lojas, etc.) geralmente consultam seu nome.

Com o Cadastro Positivo, essa consulta considera as contas que você paga, não só as que deixou de pagar (negativos).

Por isso que essas informações positivas, podem aumentar suas chances de conseguir crédito! Bom, né?

 

Quais informações estão no Cadastro Positivo?

As informações que fazem parte do Cadastro Positivo são de pagamentos de boletos, carnês, faturas de cartão de crédito, contas de luz, água e telefone, empréstimos e financiamentos.

E pode ficar tranquilo, porque não fazem parte do Cadastro Positivo informações como salário, religião, posições políticas, dados de saúde, saldo de conta bancária, limite de crédito, detalhes das transações dos cartões, poupança ou investimentos.

 

Como é feita a abertura do Cadastro?

As fontes de crédito – instituições financeiras, varejistas e as empresas que prestam serviços continuados de consumo (telefonia, energia, gás, etc.) –, começaram a enviar, no mês de julho, as informações dos consumidores cadastrados sobre os pagamentos das contas para os birôs de crédito, como a Boa Vista.

Depois disso, você será comunicado sobre a inclusão no Cadastro Positivo em até 30 dias, a não ser que já tenha se inscrito no Cadastro Positivo desde antes da nova lei.

 

Quem pode acessar os dados?

Todas as empresas que precisem de informações sobre o histórico de pagamento dos consumidores para análise de crédito. As informações do cadastrado só serão disponibilizadas para o mercado 60 dias após a abertura do cadastro.

 

Eu posso saber quais dados meus estão lá?

Claro! O “titular” (dono dos dados) tem direito de acessar, sem nenhuma cobrança, suas informações existentes no banco de dados a qualquer momento.

Com a Boa Vista SCPC, você pode fazer sua consulta no portal consumidorpositivo.com.br/. E pode também aproveitar para consultar seu score (pontuação de crédito) através do link consumidorpositivo.com.br/noticia/score-pode-ajudar-voce-a-ter-credito-2/. Partiu?

 

É bom para mim estar no Cadastro Positivo?

Sim, porque as informações de pagamento do Cadastro Positivo vão ajudar você a ter acesso ao crédito de uma forma mais justa!

 

Como fazer para ser excluído do Cadastro Positivo?

É só pedir a exclusão a qualquer uma das empresas que cuidam da administração do sistema (birôs de crédito).

A exclusão não tem custo e é imediata e simultânea em todos gestores de bancos de dados existentes, não só naquele para quem você pedir a exclusão.